Perspectivas em Cultura, Ciência e Tecnologia

Esse foi o tema escolhido para nortear os debates d​o 4º Encontro de Divulgação de Ciência e Cultura, evento organizado pelos alunos de pós-graduação do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo - Labjor/Unicamp. Diante do atual cenário enfrentado na produção cultural, científica e tecnológica no país, buscamos ampliar a discussão sobre as perspectivas e os novos caminhos para a pesquisa acadêmica nessas áreas, assim como trazer experiências e movimentos surgidos nos espaços públicos com foco na integração e no compartilhamento de conhecimentos contra-hegemônicos. O evento contará com palestrantes e facilitadores de diferentes partes do Brasil, que irão promover intercâmbio de saberes e fazeres por meio de mesas redondas, comunicações orais e intervenções livres. O EDICC 4 contará, ainda, com oficinas com proposições multidisciplinares a fim de instigar reflexões potentes para a transformação da realidade.

RESISTÊNCIA

Ouvintes:
as inscrições via site já finalizaram.  Teremos credenciamento extra durante os cafés culturais do encontro!

As inscrições são gratuitas e todos(as) receberão certificado de participação. Mas... como nos intervalos com café promoveremos um troca-troca de livros, o que acham de trazer um livro bacana que não estejam mais usando e fazer parte dessa atividade de compartilhamento?

programação

Mesas-redondas, oficinas, relatos de experiências... Clique aqui para saber quem fará o EDICC 4 com a gente e aqui para ver o mapa dos locais!
Dicas de
hospedagem
e de restaurantes? Clique aqui!

E AS COMUNICAÇÕES ORAIS E INTERVENÇÕES LIVRES ?

​​​Após submeterem seus resumos, mais de 60 pesquisadores(as) e artistas foram selecionados(as) por um conselho avaliador, constituído por docentes do Labjor e alunos(as) da comissão organizadora do EDICC 4. Os(as) pesquisadores(as) terão 15 minutos para compartilhar o desenvolvimento de suas pesquisas e os resultados esperados ou observados. Haverá, no máximo, quatro apresentações por sessão, e um(a) docente convidado(a) será responsável por mediar a conversa, fazer considerações e estimular o debate (de até 40 minutos após as quatro apresentações) entre pesquisadores(as) e o público presente.

 

Para as intervenções livres, recebemos contribuições criativas que estimulam a resiliência dos agentes de cultura, ciência e tecnologia. Propostas artísticas e culturais, como oficinas, exposições, teatro, música e fotografia, também estarão pelo EDICC 4. O espaço das intervenções livres contará, ainda, com relatos de experiências criativas no sentido de inventar e sustentar (pragmática e economicamente) modos independentes de fazer divulgação científica e cultural.

Você confere  aqui  o cronograma das comunicações orais e aqui  o Caderno de Resumos.

Quer saber como foi o EDDIC 3? Confira aqui!
30
31
29
27
28
26
25
24
22
21
23
18
17
19
16
03
20
14
15
13
12
11
04
10
09
07
08
02
06

Após o encontro, os(as) pesquisadores(as) que se apresentarem nele poderão submeter os textos de seus trabalhos completos para compor a Revista do EDICC 4, que contará com pareceristas convidados(as) para o processo de curadoria. Mais detalhes sobre a próxima edição serão dados futuramente. Quer conferir artigos já publicados na revista? Clique no botão ao lado e boa leitura!

inscreva-se

revista do EDICC

 

livros livres

 

LABJOR

Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo

O Labjor é um centro de referência para a pesquisa e a formação em divulgação científica e cultural no Brasil. Assim como o Laboratório de Estudos Urbanos (Labeurb/Unicamp), ele faz parte do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade (Nudecri), vinculado ao Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), da Universidade Estadual de Campinas. No Labjor, são desenvolvidas pesquisas nas seguintes linhas:

 

  • Cultura científica

  • Literatura, artes e comunicação

  • Informação, comunicação, tecnologia e sociedade

  • Percepção Pública da Ciência e Tecnologia

 

O laboratório conta com um curso de Especialização em Jornalismo Científico (lato sensu) e o programa de Mestrado em Divulgação Científica e Cultural (stricto sensu). Mais informações sobre o Labjor? Acesse:

 

contato

Email

  • Facebook - Black Circle

Facebook

Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo

Rua Seis de Agosto, 50, 3º piso, Barão Geraldo - Campinas/SP

Realização

Apoio

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now